h1

Circo Voador, 25 anos de história

outubro 25, 2007

O Circo Voador, importante berço de bandas célebres e importante espaço cultural carioca, foi criado no início da década de 1980. As tendas foram montadas na Praia Arpoador, em janeiro de 1982, pelo produtor Perfeito Fortuna. A tenda foi instalada na praia com a intenção de durar apenas o verão daquele ano e servir de palco para artistas veteranos, como Chico Buarque e Caetano Veloso, e os então novatos Barão Vermelho, Blitz, dentre outros. Três meses depois, o Circo foi retirado da praia e mais tarde instalado na Lapa, seu local desde então. Nesse tempo surge a sua maior aliada, a rádio Fluminense FM, primeira rádio carioca totalmente voltada para o rock. A rádio foi a grande lançadora de nomes do rock como Lobão, Paralamas, Legião Urbana, Kid Abelha, Celso Blues Boy, Água Brava, Gang 90, e do primeiro disco do Barão Vermelho, além de dezenas de outras bandas.blitzarpoador.jpg

A parceria com a rádio foi tão bem sucedida que em outubro do mesmo ano lançaram o projeto “Rock Voador”, que levou para palco as bandas que tocavam na rádio. O evento lançou bandas como Kid Abelha, Celso Blues e Boys, Sangue da Cidade. Na Lapa, o Circo viveu anos de glória como palco de grandes eventos, cenário de movimentos e de marcantes momentos da história cultural do Brasil. Em 18 de novembro de 1996, o espaço teve seu alvará cassado e foi fechado pela Prefeitura do Rio de Janeiro durante a gestão de Luiz Paulo Conde. Anos de cultura jogados fora e parados com o fechamento de um dos maiores palcos da música brasileira.

Foi então no ano de 1999 que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou projeto de lei que instituía o Circo Voador como Área de Proteção do Ambiente Cultural dos Arcos da Lapa. A decretação do projeto foi o passo decisivo para a iniciação do plano de revitalização do Circo que contou, também, com a ajuda de movimentos sociais e estudantis, artistas e associação de moradores da localidade da Lapa.

Apenas em 22 de julho de 2004, o Circo Voador teve a sua reabertura coroada com um mega evento que contou com a participação de grandes nomes que fizeram história no local como Celso Blues Boys, Frejat, George Israel, Evandro Mesquita, Lobão, e novatos como a cantora Pitty e o rapper B Negão.

circoatual.jpgHoje, após 11 anos do seu fechamento, o Circo Voador reconquistou o seu público, a sua confiança e seu status de casa cultural, sendo um dos maiores palcos do Rio de Janeiro. Além de shows, a casa oferece cursos, é local de exposições e abriga projetos sociais em uma estrutura super moderna e inovadora.

Por Milena Veloso

Fontes:
Circo Voador

Um comentário

  1. […] desse blog são Cariocas, clique no link para conhecer um pouco da história do Circo Voador: https://lapaemfoco.wordpress.com/2007/10/25/circo-voador-25-anos-de-historia/ O ano era 1994, nesta época eu completava 18 anos (opa, ano de me alistar) e freqüentava quase […]



Deixe um comentário