h1

Bairro ou Localidade? Para onde ir?

Conhecido pela riqueza cultural, a união entre tribos de diversos estilos e historicamente marcada pela boemia, o bairro da Lapa vem enriquecendo com transformações e obras. Bairro? Seria mesmo a Lapa um bairro?

Bom, se o leitor puxar pela memória certamente lembrará de propagandas e anúncios referentes ao bairro da Lapa. Na definição do Dicionário Sacconi, bairro quer dizer: “Cada uma das partes principais em que se divide uma cidade”. Depois dessa dica, garanto que sua resposta será “bairro”.

Surpreendente, o bairro da Lapa existe apenas em São Paulo. A Lapa, local conhecido por todos os cariocas, é uma localidade e não um bairro. “Lapa não é um bairro porque não existe uma proposta administrativa de criação do bairro da Lapa”, explicou Luiz Murillo, responsável pelo Armazém de Dados do Instituto Pereira Passos. A Lapa faz parte do Centro, este sim um bairro. Agora, para onde ir ? Bairro ou localidade da Lapa?

De fato, tal informação não irá alterar o costume de classificar a Lapa como um bairro. Talvez, no futuro, após as contínuas transformações no seu perfil, a Lapa possa deixar de ser classificada formalmente como localidade e passará a ser um bairro de verdade.

Enquanto as adaptações não acontecem, não será pecado para ninguém continuar visitando o “bairro” da Lapa e fazendo folders e propagandas sobre o “bairro” da Lapa. Afinal, nem sempre o correto é o adotado pelo povo. Partiremos assim do senso comum por mais algum tempo e continuaremos visitando o “bairro” mais tradicional do Rio de Janeiro.

Por Milena Veloso

Fontes:
Instituto Pereira Passos
Dicionário Sacconi, São Paulo: Editora Atual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: